Escolha bolsa ideal para você!

Assim surgiu o acessório que vemos hoje, de diversas formas e com modelos apropriados e adequados diversas necessidades e ocasiões. E que se tornou peça chave, útil, necessário para compor os looks e para atender a diversas demandas.

O que acontece algumas vezes é que, muitas pessoas compram uma bolsa pensando somente no fator estético, ou porque está na moda, ou porque acha “chic”. E acabam esquecendo que ela também precisa ser funcional.

Como é o caso de uma bolsa pequena, que deve ser usada em festas, feita para levar poucas coisas, e que algumas vezes acabam sendo usada de forma errada, “atochada” de coisas. E vamos combinar, que nada é mais feio do que usar uma bolsa pequena, toda estufada de coisas parecendo uma sucuri que acabou de engolir um bezerro. #quedeselegante!

Cada bolsa tem a sua função, sua característica que combinam para cada caso, evento ou lugar e em alguns casos lugares. Alguns tipos de bolsas são mais casuais e práticas e por isso combinam bem para o dia a dia. Já outras são formais e menores. Aquelas que combinam com uma produção elegante e social adequada para a noite ou festa formal ou de gala.

 

E dentre os vários modelos e tipos que existem, vamos falar um a um sobre todos os tipos de bolsas femininas.

Explicar como são e qual o uso adequado, de acordo com o Dress Code, (o código de uso de acordo com a etiqueta social). Assim você vai poder saber escolher o modelo certo, de acordo com a sua necessidade de uso, de cada ocasião, lugar e estilo.

Bolsa feminina: Guia completo para escolher o modelo ideal para cada ocasião

 

A clutch é como uma “carteira” menor e mais estruturada e é uma peça usada para eventos noturnos como coquetéis, cerimônias e momentos formais. São as preferidas em casamentos, e se possuem um formato interessante, bordados ou detalhes diferenciados. Elas podem são feitas para valorizar adequadamente um vestido de festa ou gala, em alguns casos agregando ainda mais sofisticação ao visual.

Conhecida como a bolsa de festa formal ou de gala. A Clutch, pode ser encontrada em modelos mais bem elaborados com detalhes em metal precioso, que as tornam mais elegantes. Outras com modelos mais maleáveis, com detalhes e bordados em pedrarias, e outras aplicações.

A cada dia elas aparecem em designs mais inovadores, mostrando a força desse item para compor looks de festa. E apesar do tamanho pequeno, algumas clutchs de marcas famosas podem custar o valor de um carro popular.

 

A clutch

 

A bolsa carteira pode ser pequena, média e até grande, (o modelo chamado de max carteira), mas a principal característica é que normalmente não possui alças, e quando tem,  é apenas uma espécie de laçada para o pulso.

O modo correto de usar é segurar com as pontas dos dedos, de forma elegante e charmosa, com unhas bem feitas e bem cuidadas. E nunca em baixo do braço ou pendurada.

As bolsas confeccionadas em material nobre e/ou com bordados, pedrarias e são requintadas e elegantes, são também ideais para ir aos mesmos eventos que os da Clutchs. Casamentos, evento formal e festas em geral.

Assim como as Clutchs, existem modelos de marcas famosas confeccionadas com todo glamour e luxo exigido pelos eventos de gala.

 

 

 

 

O modelo de Bolsa Chanel 2.55, foi criado por Coco Chanel em fevereiro de 1955, em Fevereiro (02) de 1955 (55), que originou o número código da bolsa. Naquela época, ela quis criar um modelo de bolsa elegante, porém com a praticidade de uma bolsa tira colo. O objetivo era deixar as mulheres com as mãos livres. Uma vez que a moda até então, era a bolsa carteira, que fazia com que as mulheres estivessem sempre com as mãos ocupadas.

Este modelo fez realmente uma revolução, pois se tratava de uma bolsa que podia ser carregada a tira colo.  Atravessada ou pendurada ao longo do corpo, a Bolsa Icônica é um emblema de uma marca e sinônimo de luxo e savoir-faire, e é digna do respeito que recebe e da legião de fãs que a consagrou e consagra até hoje.

Confeccionada com requinte e bom gosto, com uma tira feita de corrente entrelaçada em couro matelassado.

Foi então uma verdadeira revolução! Uma bolsa que podia ser carregada a tira colo. E tudo isso com muito charme. A alça não era qualquer tira de tecido e sim uma corrente que veio a se tornar um dos emblemas da marca: pequena e retangular, em couro matelassado, a 2.55 é facilmente identificável.

A bolsa Chanel é uma bolsa clássica, e que também sou adepta (embora ainda não tenha uma, mas pretenda), acho que todas deveriam ter! É uma bolsa atemporal, nunca sai de moda, compensa o investimento porque é para vida toda! Você pode deixar de herança para as filhas e netas, porque ela vai poder ser usada pra sempre enquanto durar.

Se inclui na categoria de bolsa transversal, bolsa tiracolo. É um modelo de bolsa atemporal que vai bem com “quase” tudo.

A tradicional bolsa que leva o nome da marca é geralmente quadradinha e com alças de corrente trabalhada. Ela é versátil pois possibilita ser usada com um visual mais despojado também ao estilo Hi-Lo, (menos os esportivos) ou também para um evento formal, para sair à noite e para festas de quase todos os tipos.

Algumas famosas até usam no tapete vermelho em festas de gala, mas não é a mais indicada para isso. Sabe como é, celebridade gosta de quebrar regras, algumas ou muitas querem mesmo é mostrar que têm, então não chega a ser totalmente deselegante por se tratar de uma bolsa desejo e com status de bolsa “chic”. Mas neste caso o ideal seria um modelo clutch ou carteira com acabamento elegante como já falamos.

Bolsa Tiracolo pequena

A bolsa Tiracolo é uma bolsa pequena, porém possui alça. A alça pode ser longa ou curta. Algumas bolsas têm a opção de retirar a alça, assim como de encurtá-la. Ao se retirar a alça, a bolsa que tem essa possibilidade viraria uma clutch ou uma bolsa carteira.

Esse é um modelo muito prático e útil de bolsa, tanto para usar de dia quanto à noite para ir à um barzinho ou balada onde você não queira ficar segurando a bolsa. A bolsa é pequena e com alça longa. Dá para usar atravessada, o que a torna uma excelente opção para dançar, usando e ficar com as mãos livres.

Alguns modelos vem com as alças removíveis para usar das duas maneiras, como é o caso da clássica Louis Vuiton. Eu tenho um modelo desses e acho muito prática, versátil, que combina bem em uma produção mais elaborada para noite ou em uma produção ao estilo Hi-Lo, com jeans e camiseta básica onde o acessório levanta o look.

Bolsa Tiracolo Grande

Muito conhecida e muito utilizada pelas mulheres em eventos informais, ela é prática e considerada básica.O formato pode ser dos mais variados e o material com que ela é fabricada também. E nesse quesito, quanto melhor for o material mais formal a bolsa se torna. O que no caso a torna mais apropriada para um evento noturno.

Devido a sua utilidade costuma ser muito usada no dia a dia. O tamanho pode variar entre médio e grande, e normalmente as mulheres que gostam de praticidade, são adeptas a esse estilo de bolsa.

 

 

A bolsa Satchel surgiu há muito tempo atrás, quando era utilizada por legionários romanos devida a sua praticidade. Mais tarde adaptada foi e ainda é utilizada por estudantes e costuma ter alças para colocar no ombro ou carregar na mão. Geralmente eram feitas em couro, em cores escuras (marrom, preto, chumbo), tamanhos médios ou grandes e com poucos ou discretos detalhes.

Atualmente ela está na moda, tem sido muito usada pelo público feminino em geral. Tem como principal característica o formato retangular, alças duplas e curtas e seus modelos costumam ser bem estruturados.

Por ser uma bolsa, na maioria das vezes, de maior porte, ela é mais usada para eventos como inaugurações, reuniões de negócios, para trabalho onde o traje precisa ser mais elegante. Ideal também para quem necessita carregar mais coisas dentro da bolsa.

 

 

Ela é em formato de saco e pode ser grande, média ou pequena. Ela é confeccionada em material flexível e desestruturado com alças que podem ser ajustadas. Sua principal característica é a maneira de fechar, em que a boca da bolsa se fecha franzida, com uma tira amarrada com laço.

Normalmente, tem somente uma alça e pode ser segurada no braço, nos ombros ou na mão, pela alça. Essa pode ser usada em qualquer situação informal, dependendo, especialmente, do tamanho.

Quando ela é de menor porte e mais sofisticada, pode ser usada em festas e eventos mais chiques que não sejam formais ou de gala. Quando é de maior porte e mais descontraída, é mais usada para o dia a dia como ir para faculdade, shopping, etc. 

 

 

A bolsa mochila é uma bolsa da categoria utilitária, que antigamente era muito usada como uma bolsa para ir à academia, hoje em dia ganhou espaço e é perfeita para aqueles momentos em que você precisa de praticidade e braços livres. Em geral, possuem alças, bolsos por fora e fechamento com amarração ou zíper e fivela por fora. Podem aparecer em modelos de todos os tamanhos.

Ela é ideal para um look casual para o dia-a-dia, porém dependendo do material com que é feita ela pode se tornar um acessório cheio de estilo para levantar um look mais despojado, como é o caso das mochilas em couro, bem elaboradas e com acabamento refinado.

Atendem bem a demanda do cotidiano, para escola, trabalho, e para ir as compras ou passeio informal.

Fora estas bolsas poderíamos falar da bolsa para praia, para quem vai fazer um passeio de barco e tal. Mas via de regra as pessoas usam as bolsas de palha, que são as mais adequadas ao passeio. Então estas são os tipos de bolsas que deveríamos falar. As outras são variações desses mesmos tipos, modelos modelos com alguns poucas modificações, modelos maiores ou menores.

E se você tiver alguma dúvida basta consultar a descrição de cada um dos tipos acima e conferir em qual deles a sua bolsa se encaixa. Ai você vai poder avaliar se ela é mais adequada para uma festa, por exemplo, ou não. Se ela é uma bolsa bonita e bem feita mas é apenas uma bolsa tiracolo bonita que pode ir a eventos informais e assim por diante.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *